Você sabe o que é Obesidade ?
A obesidade resulta do acúmulo excessivo de gordura que excede aos padrões estruturais e físicos do corpo. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco à saúde. Estima-se que 1 milhão dessas pessoas sejam considerados morbidamente obesos. A Obesidade também pode ser definida como um aumento de peso às custas de tecido gorduroso. As causas mais frequentes são: A origem genética (distúrbios da leptina), distúrbios endócrinos (doenças de tireóide, das glândulas suprarenais, hipófise, gônadas) além de maus hábitos alimentares associados a vida sedentária. O termo obesidade mórbida foi criado por Payne em 1963, um cirurgião americano, para caracterizar o potencial de complicações decorrentes da obesidade. Causas da Obesidade Mórbida. As razões para a obesidade são diversas e complexas. A obesidade não é simplesmente um resultado de alimentação excessiva.
Pesquisas
têm demonstrado que, em muitos casos, uma causa significativa e
fundamental da obesidade mórbida é a genética. Estudos demonstraram que,
uma vez estabelecido o problema, esforços como programas de dieta e
exercícios muito pouco adiantam para proporcionar um alívio eficaz a
longo prazo. A ciência continua pesquisando outras respostas. Mas até
que a doença da obesidade mórbida seja entendida melhor, o controle do
peso excessivo é algo com o que os pacientes devem lidar durante a vida
toda. Por isso, é muito importante entender que todas as intervenções
médicas atuais, incluindo a cirurgia para perda de peso, (cirurgia
bariátrica, cirurgia de redução do estômago ou cirurgia para obesidade
mórbida) não devem ser consideradas curas médicas. São tentativas de
redução dos efeitos do peso excessivo e alívio de sérias consequências
físicas, emocionais e sociais provenientes da obesidade mórbida.
Referência - Disponivel em: http://www.cirurgiaobesidade.com.br/novosite/index.php/cirurgia-de-obesidade/o-que-e-obesidade
Referência - Disponivel em: http://www.cirurgiaobesidade.com.br/novosite/index.php/cirurgia-de-obesidade/o-que-e-obesidade
Você sabe qual é o seu IMC ? Se interessou ? É só clicar aqui e descobrir: http://www.calculoimc.com.br/como-calcular/ Vamos nos cuidar!!
Muito bom, é sempre importante cuidar da saúde.
ResponderExcluirBem interessante, e sempre bom saber se vc está se alimentando corretamente.
ResponderExcluirSó faltou retratar a grande exclusão social que as pessoas "fora do padrão" sofrem.
ResponderExcluirObesidase é um problema sim, pois causa riscos a saúde, mas ser gordo, ou um pouco acima do seu peso não é ruim e nem feio.
Infelizmente a sociedade em que vivemos é inclusiva apenas com as pessoas dentro do padrão ideal: branco, cis/hetero, magro e da classe social média/alta.
Quem foge a esses padrões é excluido, julgado e ridicularizado pela grande maioria da sociedade, que sempre afirmam ser "pessoas de bem", "sem preconceitos", "a favor da igualdade" mas que na verdade só se importam com seu status, sua fama, sua aparência e com pessoas que elas escolhem gostar. A falta de empatia e respeito ainda são enormes e esse quadro piora a cada dia.
Enquanto não houver uma mudança nos padrões e na educação não haverá mudança significativa, mas cada um deve fazer sua parte e aprender a respeitar o próximo, ter empatia pelas causas das outras pessoas e a cada dia tentar desconstruir dentro de si todos os preconceitos e padrões que são impostos e construídos pela sociedade.
Muito bom
ResponderExcluir